quarta-feira, 16 de março de 2011

Mundo Careta S/A

Estive pensando como esse mundo anda careta. Já não se transgride nenhuma regra, já não há mais revoluções nem revoltas, contestações ao que aí está então nem se fala. Tudo muito mais ou menos, atitudes que não provocam ódio nem paixão, tudo muito sério; como disse o poeta: "Viver tem que ser pertubador". Acho que a população mundial deve ter se tornado racional demais e quando digo isso me refiro a agir somente pela razão. Talvez tenhamos nos esquecido de ouvir o coração. O que mais se vê hoje em dia nos quatro cantos são pessoas de espírito morno, que para se manter em um emprego, relação amorosa ou qualquer coisa que lhe exija um mínimo de reação radical, simplesmente veem o que é melhor financeiramente ou mais confortável e se acomodam. Talvez nos falte um verão do amor, como aquele de 68.
Porra, cadê aquela energia pertubadora peculiar aos jovens?A vontade de mudar, a força reacionária, a rebeldia... Hoje temos uma geração que nasceu da década de 90 pra cá perdida no que se diz respeito a atitudes anárquicas. Eu aqui no meu mundinho utópico tenho a plena certeza de que isso foi arquitetado e é interessante para quem está no poder, e sem contar com esse bando de retardados mentais que se vestem de colorido e ouvem esse tal de happy rock; ah que saudades da revolta, protesto e dedo na ferida do rap nacional até meados da década de 90, da efervescência do rock nacional e do movimento punk dos anos 80! Dias atrás vi pichado num muro: "Antigamente era sexo, drogas e rock n' roll... hoje em dia é punheta, ice e restart" Gênio!
E as nossas leis? Daqui uns dias teremos de pedir permissão até pra respirar! A lei anti-fumo que foi implantada aqui em São Paulo embora benéfica para os não fumantes é uma baita censura aos fumantes, penso que ninguém é obrigado a fumar por tabela, mas também sou contra a esse tratamento de leprosos na época de Cristo que é dado aos fumantes.
Uma amiga minha acredita que essa juventude 110 volts dos tempos atuais se deve ao fato de não terem motivo para protestar; ponto de vista ao qual eu discordo plenamente, basta olhar pro lado e ter senso crítico. Se bem que senso crítico pra essa geração deve ser decidir entre Justin Bieber e essa merda de sertanejo que tomou conta do país. Prefiro um mundo ligado no 220, exagerado como a vida deve ser! Vai fumar um baseadinho? - "Maconheiro, drogado.. cadeira elétrica nele!"
Onde estão as greves nas portas de fábrica, as passeatas, os movimentos estudantis tal qual na época da ditadura? Pode-se até dizer: "São outros tempos" -História pra boi dormir! Tudo amornou, exatamente como quem esta lá em cima quer. Conseguiram bitolar uma geração.
E o sexo? Acho que a única coisa que não encaretou foi o sexo, hoje a liberdade sexual é propagada aos montes. Ufa, ainda bem!
Guardada as devidas proporções, seria essa geração pós anos 80 uma espécie de geração yuppie brasileira, e os hippies, os militantes da contracultura seriam seus pais ou a geração nascida até a década de 80? Talvez, só sei que daqui do meu caleidoscópio sem lógica vejo um mundo careta pra cacete ao qual me leva a um tédio sem igual.
Termino com Jack Kerouac, um dos maiores poetas da geração beat que certa vez escreveu:

"Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los,discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam." - Jack Kerouac

Um comentário:

  1. Olá Leandro. Caí aqui pelo link seu no blog da Mayara Constantino. Parabéns pelo seu conteúdo, gosto de ver opiniões decididas, mesmo não concordando com todas elas. Sou militar, e acho que a disciplina é um bem incrível, entretanto mal usado por alguns ignorantes... mas enfim, não vou discutir isso.
    Parabéns pelo blog, escreva sempre e bem: punheta, ice e restart??? é, o mundo tá perdido mesmo!!!

    ResponderExcluir